Pular para o conteúdo principal

REALISE: Sobre o Amor (Procedimentos, Movimentos e Representações).

"Sobre o Amor (Procedimentos, Movimentos e Representações" ; Atuante: Luca de Oliveira; Foto: Daniel Costa.

UM ESPETÁCULO CONSTRUÍDO DE AFETO


Ao Criar "Sobre o Amor (Procedimentos, Movimentos e Representações)", o Grupo Trupicão Cia. de Teatro, realiza um espetáculo com uma linguagem genuínamente teatral, que prende a atenção do espectador. Ágil, dinâmico e muito emocionante.
"Sobre o Amor..." é um espetáculo que sintetiza diferentes técnicas de encenação, utilizadas pelo "Grupo Trupicão..." ao longo de seus 10 anos, completados em novembro de 2008: Clown, Performance, Teatro Físico e Butoh. _ Sendo assim, se trata de um espetáculo hibrido, porém alicerçado sobre uma dramaturgia meticulosamente construída. A história de Pedro e Mário, dois homens que se conhecem, se apaixonam e vivenciam uma intensa e impressionante história de amor. Cada movimento, cada procedimento, cada elemento utilizados em cena, são para representar essa história. Onde, o desenho da luz (criado por Rodrigo Assis) e a Trilha Sonora (de Sandro Freitas, Rafael de Castro e Murillo Vieira.), desempenham papéis tão imprescindíveis quanto a presença física dos atores (Luca de Oliveira, Wesley Maurício e Robson Parente). Outro elemento importante é o texto narrativo que se soma ao texto dramático, uma compilação de grandes nomes da literatura mundial, que acrescenta ao espetáculo a sofisticação da linguagem literária e o lirismo da composição poética.
"Sobre o Amor..." do "Grupo Trupicão..." é um espetáculo teatral que toca a alma humana, acorda os sentidos e os sentimentos, é uma arquitetura dramática, contemporânea e muito bem acabada. Nada no espetáculo está além do necessário. Cada elemento, de cada cena, desempenha o seu significado, não há nada em excesso, nem mesmo o timbre da voz e a atuação dos clowns. Durante o processo que culminou na construção do espetáculo, os Clowns/Atuantes, passaram por workshops de Ballet, com Henrique Camargo; Dança Contemporânea, com Luciana Caetano; Butoh, com Sacha Witkowsky; Ballet Aéreo, com Francisco Nikollay e Mudras Indianos, com Robson Parente. A concepção e direção do espetáculo são de Sandro Freitas, ator e diretor de teatro, desde 1987, entre os principais espetáculos dirigidos por ele estão; ("Cadeiras Proibidas"; "A Quase Dor De Uma Intensa Alegria"; "Trivial Simples"; "Clownstrofobia" e outros.). Sandro Freitas é fortemente influenciado por Brecht, Bob Wilson, Rainer Müller, Artaud; mas consegue realizar uma linguagem original e sintonizada ao teatro mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vocabulário Básico de Teatro:

1) Ação (1): tudo que acontece numa peça de teatro, tudo o que fazem os personagens. 2) Ação (2): manifestação de uma causa. Movimento. Batalha. Feito. É a exposição animada do discurso. Ato. Desempenhar papéis. Desenvolver ações. 3) Ação exterior: pose ou gesto do ator visível para o espectador. 4) Ação interior: o ato de sentir (do ator) é uma ação interior. 5) Acessórios: complemento do figurino. 6) Ademanes: movimentos (principalmente das mãos.). Para exprimir idéias acenos, gestos, sinais, trejeitos. Gestos afetados, amaneirados. 7) Alegorias: exposição de um pensamento sob forma figurada. Ficção que representa uma coisa para dar idéia de outra. 8) Antagonista: personagem que se opõe à ação da personagem protagonista. 9) Aparte: comentário feito por um personagem, supostamente não ouvido pelos demais que estão em cena. O aparte pode ser dado diretamente à platéia ou na forma de uma fala do personagem para si mesmo. 10) Arena: área central, coberta de areia nos antigos circos roma...

O Teatro de Eugenio Barba

VISÃO ANTROPOLÓGICA 1. Premissas Desde cedo, Eugenio Barba, aprendeu a observar com acuidade. O andar, o movimento das mão, maneiras de olhar, etc. Esta faculdade surgiu, nos diz, por ser basicamente um estrangeiro, na vida e na arte. Na vida, pois como Italiano de origem, veio ainda cedo, 17 anos, a emigrar para a Noruega, e sua dificuldade com a língua e os costumes, levaram-no a desenvolver a habilidade de entender sem o recurso das palavras, o que as pessoas que o circundavam sentiam: repulsa, amor amizade, compaixão... Ele é um estrangeiro na arte, porque como veremos, preservou este distanciamento que a vida o conduziu, em seu ofício, o teatro. O avalia com olhos que o distanciam do olhar tradicional. Postulamos, e ao longo de nossa análise tentaremos demonstrar, que este viés empírico, o infortúnio da saída de sua terra natal, Itália, aliada a procura existencial ( o quem sou Eu ?) define seu trabalho e suas idéias.Outra vantagem, é que esta baliza, questão existencial, nos ser...

Os projetos sociais nascem do desejo de mudar uma realidade.

projetos são pontes entre o desejo e a realidade. São ações estruturadas e intencionais, de um grupo ou organização social, que partem da reflexão e do diagnóstico sobre uma determinada problemática e buscam contribuir, em alguma medida, para “um outro mundo possível”. Uma boa definição é formulada por Domingos Armani: “Um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos (...) e de tempo” (Armani, 2000:18). Os projetos sociais tornam-se, assim, espaços permanentes de negociação entre nossas utopias pessoais e coletivas – o desejo de mudar as coisas –, e as possibilidades concretas que temos para realizar estas mudanças – a realidade. A elaboração de um projeto implica em diagnosticar uma realidade social, identificar contextos sócio-históricos, compreender relações institucionais, grupais e comunitárias e, finalmente, planejar uma intervenção, considerando os limites e as oportunidades para a transfo...