Pular para o conteúdo principal







Lenita Caetano e Luiz Eduardo Carneiro - Cena do espetáculo teatral: "Trivial Simples" - Texto de Nelson Xavier - Direção: Sandro Freitas.






“(...) Em hebraico sequer existe uma palavra para designar o corpo ou a carne separada da totalidade humana. O corpo não é uma parte do homem, um de seus componentes, sendo o outro a “alma ou o espírito” ou qualquer outro fantasma solitário.”
Roger Garaudy



“A linguagem Performance favorece, enquanto collage, a externação dessa ideologia, na medida em que o artista tem total liberdade de manipulação (ao contrário de outras linguagens teatrais em que essa possibilidade é limitada). Nesse sentido, o criador da performance enquanto colador dispõe de poder de estabelecer uma expressão de resistência.”
Renato Cohen


“Não faz mais sentido ver o corpo como um lugar para a psique ou o social, mas sim como uma estrutura a ser monitorada e modificada. O corpo não como um sujeito, mas um objeto – não um objeto de prazer, mas um objeto de projeto.”
Beatriz Ferreira

“Que vos admira ou espanta;
Se o meu mestre foi o sonho,e estou em ânsias temendo que acorde e que me ache outra vez em minha cerrada prisão. Mesmo isto não sendo sonho, o sonhá-lo já me basta; assim, cheguei, a saber, que a felicidade humana, enfim, passa como sonho, e hoje quero aproveitar o tempo que ela durar, pedindo, de nossas faltas, perdão, pois, de peitos nobres é tão próprio o perdoar.”
Dom Pedro Calderón de la Barca




“O ator renasce – não somente como ator, mas como homem – e, com ele, renasço eu. É uma maneira estranha de dizer, mas o que se verifica, realmente, é a total aceitação de um ser humano por outro.”
Jerzi Grotóvski, em busca de um teatro pobre.


“O corpo escorrega em sua superfície o desejo. Este determina as infinitas variantes e nuanças que se combinam e montam diferentes formas.”
Carlos R. Briganti


“Performance é aquilo que não foi nomeado, que carece de uma tradição, mesmo recente, que ainda não tem lugar nas instituições. Uma espécie de matriz de todas as artes”.
Jocken Gerz


“O artista é um homem que não pode se conformar com a renúncia à satisfação das pulsações que a realidade exige. Toda arte é o desenho do desejo. O artista da livre vazão a seus desejos eróticos e fantasias. A realidade interdita o tempo todo. Desde coação social até a gramática. A obra de arte se caracteriza pela transgressão, por não obedecer a gramática.”
Sigmund Freud




“Minha mãe costumava dizer, corra com o coração do cego.”
Kazuo Ohno


“Quando a gente dança, tenta relembrar aqueles jogos antigos.”
Minoru Hideshima







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vocabulário Básico de Teatro:

1) Ação (1): tudo que acontece numa peça de teatro, tudo o que fazem os personagens. 2) Ação (2): manifestação de uma causa. Movimento. Batalha. Feito. É a exposição animada do discurso. Ato. Desempenhar papéis. Desenvolver ações. 3) Ação exterior: pose ou gesto do ator visível para o espectador. 4) Ação interior: o ato de sentir (do ator) é uma ação interior. 5) Acessórios: complemento do figurino. 6) Ademanes: movimentos (principalmente das mãos.). Para exprimir idéias acenos, gestos, sinais, trejeitos. Gestos afetados, amaneirados. 7) Alegorias: exposição de um pensamento sob forma figurada. Ficção que representa uma coisa para dar idéia de outra. 8) Antagonista: personagem que se opõe à ação da personagem protagonista. 9) Aparte: comentário feito por um personagem, supostamente não ouvido pelos demais que estão em cena. O aparte pode ser dado diretamente à platéia ou na forma de uma fala do personagem para si mesmo. 10) Arena: área central, coberta de areia nos antigos circos roma...

O Teatro de Eugenio Barba

VISÃO ANTROPOLÓGICA 1. Premissas Desde cedo, Eugenio Barba, aprendeu a observar com acuidade. O andar, o movimento das mão, maneiras de olhar, etc. Esta faculdade surgiu, nos diz, por ser basicamente um estrangeiro, na vida e na arte. Na vida, pois como Italiano de origem, veio ainda cedo, 17 anos, a emigrar para a Noruega, e sua dificuldade com a língua e os costumes, levaram-no a desenvolver a habilidade de entender sem o recurso das palavras, o que as pessoas que o circundavam sentiam: repulsa, amor amizade, compaixão... Ele é um estrangeiro na arte, porque como veremos, preservou este distanciamento que a vida o conduziu, em seu ofício, o teatro. O avalia com olhos que o distanciam do olhar tradicional. Postulamos, e ao longo de nossa análise tentaremos demonstrar, que este viés empírico, o infortúnio da saída de sua terra natal, Itália, aliada a procura existencial ( o quem sou Eu ?) define seu trabalho e suas idéias.Outra vantagem, é que esta baliza, questão existencial, nos ser...

Os projetos sociais nascem do desejo de mudar uma realidade.

projetos são pontes entre o desejo e a realidade. São ações estruturadas e intencionais, de um grupo ou organização social, que partem da reflexão e do diagnóstico sobre uma determinada problemática e buscam contribuir, em alguma medida, para “um outro mundo possível”. Uma boa definição é formulada por Domingos Armani: “Um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos (...) e de tempo” (Armani, 2000:18). Os projetos sociais tornam-se, assim, espaços permanentes de negociação entre nossas utopias pessoais e coletivas – o desejo de mudar as coisas –, e as possibilidades concretas que temos para realizar estas mudanças – a realidade. A elaboração de um projeto implica em diagnosticar uma realidade social, identificar contextos sócio-históricos, compreender relações institucionais, grupais e comunitárias e, finalmente, planejar uma intervenção, considerando os limites e as oportunidades para a transfo...