Pular para o conteúdo principal

PINA BAUSCH E A DANÇA - TEATRO



O nome de Pina Bausch é associado diretamente à sua condição de criadora da “ Dança-Teatro” contemporânea, representada pela fundação e direção da sua companhia Wuppertal Tanztheater, desde 1973, na cidade de Wuppertal, na Alemanha.




A expressão “Dança -Teatro” ( “Tanztheater”, em alemão) tem como definição mais universal “a união genuína da dança com alguns elementos do teatro, criando uma nova e única forma de dança, na qual a maior referência é a realidade humana.”O termo já tinha sido usado anteriormente na Alemanha ,entre 1910 e 1920, por alguns membros do movimento Expressionista de dança, que pretendiam distanciar esta nova forma de arte, das tradições do ballet clássico; entre eles, o pioneiro e o mais importante representante desta corrente de pensamento: Rudolf Von Laban. Posterior à ele estão Mary Wigman e Kurt Jooss, antecessores de Pina Bausch, de quem ela herda influências.



Ao longo de suas mais de cinco décadas de criação, este estilo de se fazer dança, mantém quase sempre a mesma essência: Baseia-se no elemento humano e procura ser uma arte com um maior papel pessoal, que prima pela sensibilização e reflexão do público.Numa performance que combina: dança, canto, diálogos, uso de personagens, cenários e figurinos; situações específicas como: medos, tristezas e outros conflitos humanos são apresentados com um propósito; unidos a todos estes outros elementos, como um amálgama. Mas é a personalidade de cada coreógrafo, suas histórias, vivências, experiências , que vão dar à suas obras, um traço bastante peculiar, seja para imprimir o imprimir o peso ou a leveza daquilo que pretendem retratar.



Os trabalhos de Pina Bausch , por exemplo, já foram apresentados no mundo todo, inclusive no Brasil. Por onde quer que passem, deslumbram e emocionam platéias, deixando verdadeiramente tocado quem os assiste. É por este motivo, que a ela já foram dedicados muitos livros, fotos, documentários, monografias, teses, dissertações e filmes. Mas que traço marcante e especial existe em sua maneira de criar ? Para entender a importância de Bausch para a dança, é preciso conhecer a sua sensibilidade, talento artístico, trajetória , pensamentos e seu particular processo de criação.









Bacharel e Licenciada em Dança


pela Universidade Federal de Viçosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vocabulário Básico de Teatro:

1) Ação (1): tudo que acontece numa peça de teatro, tudo o que fazem os personagens.
2) Ação (2): manifestação de uma causa. Movimento. Batalha. Feito. É a exposição animada do discurso. Ato. Desempenhar papéis. Desenvolver ações.
3) Ação exterior: pose ou gesto do ator visível para o espectador.
4) Ação interior: o ato de sentir (do ator) é uma ação interior.
5) Acessórios: complemento do figurino.
6) Ademanes: movimentos (principalmente das mãos.). Para exprimir idéias acenos, gestos, sinais, trejeitos. Gestos afetados, amaneirados.
7) Alegorias: exposição de um pensamento sob forma figurada. Ficção que representa uma coisa para dar idéia de outra.
8) Antagonista: personagem que se opõe à ação da personagem protagonista.
9) Aparte: comentário feito por um personagem, supostamente não ouvido pelos demais que estão em cena. O aparte pode ser dado diretamente à platéia ou na forma de uma fala do personagem para si mesmo.
10) Arena: área central, coberta de areia nos antigos circos romanos, onde…

CURIOSIDADES DO TEATRO - TEATRO NO BRASIL

Alguns escritores dizem que a atividade teatral chegou no Brasil com Pe. José de Anchieta (1533-1597).
O seu teatro, trazido na época da colonização, era um teatro de fins catequéticos, ou seja, o que ele queria mesmo era evangelizar os índios que aqui viviam.
Mais tarde, vamos assistir no Brasil a várias peças vindas da Europa (Itália, França e Portugal, principalmente). O primeiro prédio exclusivamente dedicado ao teatro foi construído no Rio de Janeiro (”Casa da Ópera”) na época do vice-reinado. Outros autores afirmam que, na verdade, teatro brasileiro só acontece no fim do século XVIII, início do XIX. A “expressão de uma nacionalidade” autenticamente brasileira vai acontecer com as comédias de Martins Pena e os dramas românticos dos poetas da abolição: Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves.
É importante citar João Caetano, que estimulou a formação dos atores brasileiros, valorizando seu trabalho.

Fonte – O teatro na vida e a vida no teatro – Plutarco Alm…

Obra Completa de Ruth Rocha

________________________________________
(ESTE) ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO

Ilustrações: Walter Ono
Editora: Salamandra
Ano: 2003
Faixa etária: 10 anos
________________________________________
ALMANAQUE RUTH ROCHA

Ilustrações: vários
Editora: Ática
Ano: 2004
Faixa etária: 9 anos
________________________________________
ALVINHO, A APRESENTADORA DE TV E O CAMPEÃO
Coleção AS AVENTURAS DE ALVINHO
Ilustrações: Ivan Zigg
Editora: FTD
Ano: 1995
Faixa etária: 5/6 anos
________________________________________
ALVINHO, O EDIFÍCIO CITY OF TAUBATÉ E O CACHORRO WENCESLAU
Coleção AS AVENTURAS DE ALVINHO
Ilustrações: Cláudio Martins
Editora: FTD
Ano: 2004
Faixa etária: 5/6 anos
________________________________________
ALVINHO E OS PRESENTES DE NATAL
Coleção AS AVENTURAS DE ALVINHO
Ilustrações: Cláudio Martins
Editora: FTD
Ano: 1996
Faixa etária: 5/6 anos
________________________________________
(O) AMIGO DO REI
Coleção SAMBALELÊ
Ilustrações: Eva Furnari
Editora: Ática
Ano: 2003
Faixa etária: 6 a 8 anos
________________________________________
(A…