Pular para o conteúdo principal

Teatro Cici Pinheiro


Teatro de Bolso Cici Pinheiro É Reinaugurado


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reinaugura, no próximo dia 03, sexta, às 20h, o Teatro de Bolso Cici Pinheiro, no Complexo Casa das Artes (Av. Anhanguera, esq. com rua R-1, Setor Oeste, próximo ao Lago das Rosas).

Grandes nomes do teatro goiano serão homenageados na ocasião, como os diretores de Teatro Ivan Lima, Júlio Vann, Delgado Filho, Newton Murce, Danilo Alencar e Constantino Isidoro. Os seis saem dos bastidores e voltam ao palco para apresentação de pequenas cenas, nas quais atuarão como atores.

O Teatro de Bolso Ceci Pinheiro contará com 80 lugares e foi idealizado para a realização de pequenas temporadas teatrais na cidade. Já estão agendados os espetáculos “A história é Uma Istória”, do Grupo Bastet; “Olho”, com a Cia Oops!. de Teatro; “Sobre o Amor” e “Dois Patetas Espatifados”, do Grupo Trupicão, além de uma Mostra de Teatro Infantil, programada para a semana da criança, na qual crianças não pagarão ingressos.


Fotos: Espetáculo "Sobre O Amor" de volta em dezembro no Teatro Cici Pinheiro.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vocabulário Básico de Teatro:

1) Ação (1): tudo que acontece numa peça de teatro, tudo o que fazem os personagens. 2) Ação (2): manifestação de uma causa. Movimento. Batalha. Feito. É a exposição animada do discurso. Ato. Desempenhar papéis. Desenvolver ações. 3) Ação exterior: pose ou gesto do ator visível para o espectador. 4) Ação interior: o ato de sentir (do ator) é uma ação interior. 5) Acessórios: complemento do figurino. 6) Ademanes: movimentos (principalmente das mãos.). Para exprimir idéias acenos, gestos, sinais, trejeitos. Gestos afetados, amaneirados. 7) Alegorias: exposição de um pensamento sob forma figurada. Ficção que representa uma coisa para dar idéia de outra. 8) Antagonista: personagem que se opõe à ação da personagem protagonista. 9) Aparte: comentário feito por um personagem, supostamente não ouvido pelos demais que estão em cena. O aparte pode ser dado diretamente à platéia ou na forma de uma fala do personagem para si mesmo. 10) Arena: área central, coberta de areia nos antigos circos roma

Os projetos sociais nascem do desejo de mudar uma realidade.

projetos são pontes entre o desejo e a realidade. São ações estruturadas e intencionais, de um grupo ou organização social, que partem da reflexão e do diagnóstico sobre uma determinada problemática e buscam contribuir, em alguma medida, para “um outro mundo possível”. Uma boa definição é formulada por Domingos Armani: “Um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos (...) e de tempo” (Armani, 2000:18). Os projetos sociais tornam-se, assim, espaços permanentes de negociação entre nossas utopias pessoais e coletivas – o desejo de mudar as coisas –, e as possibilidades concretas que temos para realizar estas mudanças – a realidade. A elaboração de um projeto implica em diagnosticar uma realidade social, identificar contextos sócio-históricos, compreender relações institucionais, grupais e comunitárias e, finalmente, planejar uma intervenção, considerando os limites e as oportunidades para a transfo

O Teatro de Eugenio Barba

VISÃO ANTROPOLÓGICA 1. Premissas Desde cedo, Eugenio Barba, aprendeu a observar com acuidade. O andar, o movimento das mão, maneiras de olhar, etc. Esta faculdade surgiu, nos diz, por ser basicamente um estrangeiro, na vida e na arte. Na vida, pois como Italiano de origem, veio ainda cedo, 17 anos, a emigrar para a Noruega, e sua dificuldade com a língua e os costumes, levaram-no a desenvolver a habilidade de entender sem o recurso das palavras, o que as pessoas que o circundavam sentiam: repulsa, amor amizade, compaixão... Ele é um estrangeiro na arte, porque como veremos, preservou este distanciamento que a vida o conduziu, em seu ofício, o teatro. O avalia com olhos que o distanciam do olhar tradicional. Postulamos, e ao longo de nossa análise tentaremos demonstrar, que este viés empírico, o infortúnio da saída de sua terra natal, Itália, aliada a procura existencial ( o quem sou Eu ?) define seu trabalho e suas idéias.Outra vantagem, é que esta baliza, questão existencial, nos ser