Pular para o conteúdo principal

"Dois patetas espatifados" - Um espetáculo que verdadeiramente pensa a criança como espectador!

QUESTÕES ACERCA DO TEATRO INFANTIL
HISTÓRIA E PRÁTICA



A cena teatral vem representando a falta de uma dramaturgia para
crianças que não seja apenas voltada para os clássicos. Porém este problema não se
apresenta sozinho para ser solucionado. A visão da criança que a sociedade hoje tem.
Aliados à informação, conhecimento do teatro infantil e dos espetáculos teatrais em
cartaz por parte do público; a falta de propostas que garantam o consumo de cultura
para a grande parte alijada deste processo; as condições financeiras para a manutenção
dos estudos, iniciativas, e montagens de qualidade, seja por produtores ou por grupos,
que mantêm esta arte viva. Criam um conjunto de fatores que são refletidos na cena
teatral como um todo e na cena destinada à crianças em particular.
Neste amplo campo de estudos, direcionamos para pequenos pontos de atuação
a fim de contribuir como modelos representativos das ações do meio. Dentre as muitas
possibilidades apresentadas, muitos aprofundamentos se fariam necessários. E muito
mais se tem a questionar sobre os aspectos aqui levantados. Mas deixamos uma
pequena contribuição em vista de instigar novos pontos de conflito para a prática da
arte teatral para crianças.

Leia na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vocabulário Básico de Teatro:

1) Ação (1): tudo que acontece numa peça de teatro, tudo o que fazem os personagens. 2) Ação (2): manifestação de uma causa. Movimento. Batalha. Feito. É a exposição animada do discurso. Ato. Desempenhar papéis. Desenvolver ações. 3) Ação exterior: pose ou gesto do ator visível para o espectador. 4) Ação interior: o ato de sentir (do ator) é uma ação interior. 5) Acessórios: complemento do figurino. 6) Ademanes: movimentos (principalmente das mãos.). Para exprimir idéias acenos, gestos, sinais, trejeitos. Gestos afetados, amaneirados. 7) Alegorias: exposição de um pensamento sob forma figurada. Ficção que representa uma coisa para dar idéia de outra. 8) Antagonista: personagem que se opõe à ação da personagem protagonista. 9) Aparte: comentário feito por um personagem, supostamente não ouvido pelos demais que estão em cena. O aparte pode ser dado diretamente à platéia ou na forma de uma fala do personagem para si mesmo. 10) Arena: área central, coberta de areia nos antigos circos roma...

O Teatro de Eugenio Barba

VISÃO ANTROPOLÓGICA 1. Premissas Desde cedo, Eugenio Barba, aprendeu a observar com acuidade. O andar, o movimento das mão, maneiras de olhar, etc. Esta faculdade surgiu, nos diz, por ser basicamente um estrangeiro, na vida e na arte. Na vida, pois como Italiano de origem, veio ainda cedo, 17 anos, a emigrar para a Noruega, e sua dificuldade com a língua e os costumes, levaram-no a desenvolver a habilidade de entender sem o recurso das palavras, o que as pessoas que o circundavam sentiam: repulsa, amor amizade, compaixão... Ele é um estrangeiro na arte, porque como veremos, preservou este distanciamento que a vida o conduziu, em seu ofício, o teatro. O avalia com olhos que o distanciam do olhar tradicional. Postulamos, e ao longo de nossa análise tentaremos demonstrar, que este viés empírico, o infortúnio da saída de sua terra natal, Itália, aliada a procura existencial ( o quem sou Eu ?) define seu trabalho e suas idéias.Outra vantagem, é que esta baliza, questão existencial, nos ser...

Os projetos sociais nascem do desejo de mudar uma realidade.

projetos são pontes entre o desejo e a realidade. São ações estruturadas e intencionais, de um grupo ou organização social, que partem da reflexão e do diagnóstico sobre uma determinada problemática e buscam contribuir, em alguma medida, para “um outro mundo possível”. Uma boa definição é formulada por Domingos Armani: “Um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos (...) e de tempo” (Armani, 2000:18). Os projetos sociais tornam-se, assim, espaços permanentes de negociação entre nossas utopias pessoais e coletivas – o desejo de mudar as coisas –, e as possibilidades concretas que temos para realizar estas mudanças – a realidade. A elaboração de um projeto implica em diagnosticar uma realidade social, identificar contextos sócio-históricos, compreender relações institucionais, grupais e comunitárias e, finalmente, planejar uma intervenção, considerando os limites e as oportunidades para a transfo...